Morte e funeral de estado de Josip Broz Tito

Morte e Funeral de Estado de Josip Broz Tito
Parte da Dissolução da Iugoslávia

Cortejo Fúnebre de Tito
Local Dedinje, Belgrado, República Socialista da Sérvia,  Iugoslávia
Data 8 de maio de 1980

O funeral de Josip Broz Tito, Presidente da Iugoslávia e Presidente da Liga dos Comunistas da Iugoslávia, foi realizado em 8 de maio de 1980, quatro dias após sua morte, em 4 de maio. Seu funeral atraiu muitos estadistas de todo o mundo, de países ocidentais, orientais e membros do Movimento Não Alinhado. [1] [2] Os participantes incluíram quatro reis, seis príncipes, 22 primeiros-ministros, 31 presidentes e 47 ministros das relações exteriores. No total, 128 países dos 154 membros da ONU na época estavam representados. [3] Também estiveram presentes delegados de sete organizações multilaterais, seis movimentos e 40 partidos políticos.

Tito ficou cada vez mais doente ao longo de 1979. Em 7 de janeiro e novamente em 11 de janeiro de 1980, Tito foi internado no Centro Médico Universitário de Liubliana, capital da República Socialista Soviética da Eslovênia, com problemas de circulação nas pernas. Sua perna esquerda foi amputada logo depois devido a obstruções arteriais, e morreu de gangrena no Centro Médico de Liubliana no dia 4 de maio de 1980 às 15h05, três dias antes de seu 88º aniversário. O Plavi voz, trem pessoal de Tito, trouxe seu corpo para Belgrado, onde ficou exposto no prédio do Parlamento Federal até o funeral.

Como Tito foi visto como a figura unificadora central das nações da Iugoslávia culturalmente, religiosamente diversas e, ao longo dos tempos, etnicamente antagônicas, sua morte é considerada um dos principais catalisadores para a dissolução e destruição do Estado iugoslavo, apenas uma década depois.

Casa das Flores, mausoléu de Tito.
Interior da Casa das Flores.
Túmulo de Tito.
  1. Carter, Jimmy (4 Maio 1980). «Josip Broz Tito Statement on the Death of the President of Yugoslavia». Consultado em 26 Abr 2010 
  2. Vidmar, Josip; Rajko Bobot; Miodrag Vartabedijan; Branibor Debeljaković; Živojin Janković; Ksenija Dolinar (1981). Josip Broz Tito – Ilustrirani življenjepis. [S.l.]: Jugoslovenska revija 
  3. Ridley, Jasper (1996). Tito: A Biography. [S.l.]: Constable. ISBN 0-09-475610-4 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search